Notícias da Tribo de Escoteiros

Rally Paper – Tribo de Escoteiros

PESSOAL!

Temos um desafio para vocês: que tal participar num Rally Paper preparado pela Tribo Korowai? É divertido, desafiador e ainda ajudam a Tribo a angariar fundos para futuras actividades!

Para tal basta inscreverem-se até dia 31/05, podem juntar uma equipa até 5 pessoas e levar um carro.

O resto das informações seguem no cartaz.

Contamos com a vossa presença!!!

Cartaz Final IMG 4

Limpeza de praias – Patrulha Cisne

12512744_824820130955360_2449232204247948425_n

“No dia 2 de Abril, a patrulha Cisne organizou uma actividade para melhorar o ambiente de Cascais. Equipadas com luvas e sacos de lixo de 50 litros, trabalharam em três áreas diferentes: num parque, na zona do Abano e nas praias de Cascais.

Só num parque na Costa da Guia recolheram 6 sacos cheios de lixo. Ainda na parte da manhã, no Abano, onde havia muito lixo que o mar tinha devolvido à costa, as Cisnes encheram 4 sacos de lixo. Encontraram muitas cordas, material dos pescadores e muitos plásticos.

Depois de uma pausa e de um merecido almoço para recuperar energias, as Cisnes continuaram a sua actividade. Foram para as praias de Cascais, onde, apesar do pouco lixo, trabalharam debaixo de chuva. Juntaram cerca de 3 sacos. Perderam muito tempo a tentar retirar um pneu encalhado nas rochas, mas sem sucesso.

Ao todo apanharam 13 sacos cheios de lixo, com um total 27,3 kg.

No final do dia, as Cisnes sentiram que tinham cumprido a sua missão, ao mesmo tempo que se divertiram em patrulha!”

Carolina Magalhães, Guia Patrulha Cisne

Tribo Korowai – Actividade de Páscoa

12900055_10207771291873619_203402820_n

A Aventura de Páscoa da Tribo Korowai realizou-se entre os dias 19 e 23 de Março. Teve lugar na Serra de Monchique, Algarve. No início do raid, a Maria e o Artur tiveram a função de orientar a Tribo, com carta e bússola, até à Picota.

No segundo dia caminhamos então até ao Navete, local onde iríamos pernoitar. Na manhã seguinte quando acordámos, a Tribo Korowai deparou-se com uma grande reviravolta nas suas botas. Estas estavam todas enrodilhadas devido à tempestade que houve na noite anterior. Já com as botas todas nos pés certos foi hora de começar a usar a sola, em direcção à Foia!

Na Foia, a Tribo Korowai ficou bastante desiludida com o tempo que estava, porque este incapacitou-nos de apreciar a vista magnífica do ponto mais alto do Algarve! Mas não tivemos tempo para ficar a chorar e seguimos então pelo Trilho das Cascatas onde acabamos por pernoitar.

Terminada a mística, e já muito perto do fim da actividade, foi entregue durante um ritual o osso do Inter-Patrulhas à Patrulha Cisne.

Não podíamos terminar esta notícia sem fazer um agradecimento especial ao comandante dos bombeiros de Monchique, Rui Lopes, e ao Presidente da Câmara de Monchique por nos terem disponibilizado um autocarro para que conseguíssemos estar a horas em Lisboa. Agradecemos também ao condutor do autocarro, o Sr. Armando, que nos fez chegar em segurança a Portimão!

Tribo Korowai – Actividade de Natal

12583876_10207164444702819_1157339724_n
Dos dias 19 a 21 de Dezembro, a Tribo Korowai realizou a sua Aventura de Natal. Esta teve lugar na Serra d’Aire e Candeeiros.

No primeiro dia, a Tribo fez uma caminhada de 11km até Minde, onde pernoitou.

No dia seguinte, a Tribo foi até à gruta de Mira d’Aire. Aprendeu bastante sobre geologia e sobre a história da terra. Quando regressou a campo, a Tribo deu início à mística da actividade. Durante a tarde houve bastantes jogos e muita competitividade. Já de noite houve uma jantarada de batatas recheadas na fogueira.

No último dia, os Korowai terminaram a mística da actividade com um jogo. Com isto, a Aventura estava concluída. Apesar de curta foi muito divertida.

P.S – A Tribo agradece bastante ao caminheiro João que se disponibilizou para ajudar a que esta actividade se realizasse sem percalços. Obrigada!

 

Bivaque de Guias dia 31 de Outubro

IMG_3976

No passado dia 31 de Outubro houve Bivaque de guias.

Os Guias e os Sub-guias da tribo Korowai juntaram-se para falarem e reflectir sobre os assuntos de tribo.

No dia 1 foi tempo do Resto da tribo se juntar aos restantes para ser feito o Conselho de Tribo.

Saída de Campo 10 e 11 de Outubro

IMG_3971
No passado dia 10 e 11 de Outubro a Tribo de Escoteiros fez a sua primeira saída de campo e esta não podia ser mais “abençoada”, visto que foram acompanhados durante todo o tempo pela tempestade “Joaquín”.
Tudo começou com um jogo de pistas em plena Quinta do Pisão no qual as patrulhas se dividiram, iniciaram os seus percursos, passaram por todos os postos e apesar da chuva intensa, concluíram-os todos com sucesso.
Depois da hora de Almoço foi tempo de praticar orientação e chegar ao local  da pernoita.
O “Joaquín” não deu tréguas mas a Tribo foi mais forte pois tinha uma tarefa muito importante a Cumprir. Decidir o nome da nova tribo. E assim foi. Em plena tempestade nasceram os KOROWAI.

Actividade de Natal 2014 – Tribo de Escoteiros

DSC_0435

Foi no não tão distante 23 de Dezembro de 2014 que terminou mais uma aventura da Tribo Maasai.

A tribo escolheu a Costa para ser o palco de mais uma grande actividade de natal, este ano foi diferente pois não houve a tradicional chuva que está sempre presente em todas as actividades do 107, seja qual for a estação do ano!

Nesta actividade a Patrulha Coati ganhou o inter-patrulhas do trimestre, reconquistando a bandeirola de tribo que estava na posse da Patrulha Mocho.

Foi nesta aventura que a Patrulha Raposa se estreou na suas primeiras noites de campo, onde outros se arriscaram nas infinitas possibilidades da criação de novas iguarias, na tão épica cozinha selvagem, e sem nunca esquecer todas as aventuras e desventuras que tem um papel fundamental no que chamamos “O Escotismo”!

 

Actividade de Páscoa

10257574_10152337145939594_7334959858184128612_o

A Tribo Maasai no passado dia 9 voltou da sua Actividade de Páscoa, onde galgou montes pela Serra de Sintra nos primeiros dias e finalizou com dois dias dedicados ao pioneirismo e outras técnicas de campo.

Tivemos também a presença do Coiote Tenaz em campo que está sempre pronto a dar uma mãozinha.

O bom tempo foi um factor de grande ajuda no desempenho das Patrulhas e na sua luta pela vitoria do Inter-Patrulhas, onde a Patrulha vencedora tem a honra de ter a bandeirola do Inter-Patrulhas no seu totem. No trimestre passado a Patrulha Coati conquistou essa honra através do seu esforço e empenho, deixando a Patrulha Cobra-Capelo e Mocho para trás, neste quadrimestre a Patrulha Coati defendeu o seu 1º lugar no Inter-Patrulhas e continua invicta!