Author Archives: admin

Tribo Samburu – Atividade de Natal

1

Esta Aventura de Natal foi um pouco diferente!
No primeiro dia, realizámos vários jogos, onde a Tribo pôs em prática as suas capacidades de espírito de patrulha.

Após ultrapassarem os inúmeros desafios, e imbuídos pelo espírito natalício, foram confecionadas bolachas e produzidos postais de Natal para a família e amigos. Ao jantar, cada patrulha teve oportunidade de mostrar o seu valor na cozinha.
Tivemos a oportunidade de aproveitar a vasta oferta cultural que Lisboa oferece desde o Mosteiro dos Jerónimos, onde pudemos aprender um pouco mais sobre os nossos antepassados e sobre a civilização egípcia. Também visitámos o Museu da Eletricidade onde pudemos ver os primeiros meios de produção de eletricidade através da queima do carvão.
A última paragem foi uma derradeira viagem no tempo. Visitámos a exposição que estava a ocorrer na Cordoaria Nacional sobre os répteis pré-históricos.

Apesar das mudanças de planos a tribo não se deixou vencer pela tempestade Elsa, assim acabando por ter uma atividade diferente, mas onde o espírito de patrulha foi consolidado.

 

Caçada de Natal em Óbidos

IMG_0160

Neste Natal, a Alcateia esteve a explorar as terras de Óbidos entre os dias 18 e 20 de dezembro.

Apesar da fúria da tempestade Elsa, os nossos Lobitos não se deixaram abalar e com o seu grande espírito de aventura, partiram à descoberta de algumas ruinas junto à vila. Através de jogos e de muita diversão, os Lobitos conseguiram-se desafiar e encarar o mau tempo com um sorriso na cara. À noite subimos às muralhas do castelo e observarmos as estrelas, assim como a belíssima paisagem que Óbidos nos acabou por oferecer.

Animação não faltou ao longo de toda a atividade, que passou rápido e que deixou uma grande vontade de voltar. Os nossos lobitos aprenderam técnicas escotistas e desfrutaram da natureza envolvente, aprendendo cada vez mais a respeitá-la, deixando o local mais limpo do que o encontraram.

Foram três dias bem passados e foi mais uma atividade que deixará grandes memórias e aprendizagens.

 

Expedição de Natal 2019 – Tribo Lusitanos

b3f6a25e-010a-4c12-b7e8-29025c9f1fe6

Neste Natal a Tribo de Exploradores foi até Óbidos para explorar as suas raízes Celtas e testar os seus conhecimentos de sobrevivência e cozinha de campo. Infelizmente, a tempestade Elsa prejudicou-nos o programa inicial, mas nem por isso o ânimo e a vontade de continuar abalou a Tribo. Aproveitámos para explorar a vila de Óbidos conhecendo ao pormenor as suas ruelas e recantos e deixando-nos encantar pelas paisagens envolventes. No fundo, a Elsa fez-nos mais fortes e unidos.

Aniversário de Grupo 2019 – 35 anos

IMG_0964

Aqui estamos nós a celebrar mais um ano do Grupo!!! E este aniversário é bastante especial porque completamos 35 ANOS, um número que merece bastantes comemorações. Começámos por, no início do ano escotista, anunciar que o nosso Anual de Grupo será na Eslovénia, um destino ambicioso e para o qual o Grupo tem trabalhado bastante, e ainda revelámos a oportunidade de completar a Caderneta 107 (com várias provas que o Grupo acha que todos os elementos devem fazer!) e ganhar a anilha especialmente feita para os 35 anos!

Para a celebração do dia 26 de Fevereiro, ficou prometida uma actividade para os pais e amigos! Por isso mesmo, no fim de semana 2 e 3 de Março, o Grupo preparou um Peddy Paper + Score 107 para todos aqueles que quiseram juntar-se a esta celebração! Ao todo foram feitas 12 equipas (que escolheram nomes de patrulhas) que aglomeravam pais, amigos e elementos da Alcateia e/ou Tribo de Escoteiros. Durante todo o sábado, as equipas andaram por Cascais, apenas com um mapa e um roadbook a auxiliá-los, a arrecadar pontos (o objectivo era terminar a actividade com 107 pontos certinhos!), a participar nos vários postos e ainda a conhecer um pouco mais sobre a História do Grupo! No final a equipa vencedora foi a Patrulha Galinha, PARABÉNS!
À noite, o Grupo juntou-se e divertiu-se bastante com um quizz e alguns jogos rápidos de 1 minuto!

No domingo, realizaram-se então as cerimónias, na sede, bem como o habitual almoço partilhado! Durante as cerimónias mostrámos a anilha dos 35 anos e ainda anunciámos a patrulha vencedora do intercantos, a Patrulha Canguru!
Para além de todos os elementos que completaram mais uma etapa no seu progresso escotista, não poderíamos deixar de lado a investidura não só de alguns dirigentes mas também do novo Chefe de Grupo, Gonçalo Henriques! A colocação de mais uma estrela na Bandeira do Grupo ficou a cargo do João Fernandes, elemento do 107 desde a Alcateia e por quem todos nós temos um grande apreço! PARABÉNS A TODOS!

Por fim, temos de deixar alguns agradecimentos às seguintes pessoas/entidades, pela presença nas cerimónias deste aniversário: ao Grupo 93 de Sintra, aos representantes da Chefia Nacional, bem como da Chefia Regional, ao Marcelo Santos (representante da Junta de Freguesia Cascais/Estoril), à Sara Silva (Chefe da Divisão da Juventude de Cascais) e a todos os pais que depositam em nós a confiança para participar na vida e educação dos vossos filhos! É para os jovens que este Grupo continua a trabalhar e a fazer o melhor possível para que aprendam muito, se divirtam bastante e para que criem memórias fantásticas e eternas!

Quem venham aí mais 35 anos, estamos sempre prontos!!!

PARABÉNS 107!
B-R-A-V-O!
BRAVO, BRAVO, BRAVO!

PROVE – Promover e Vender

prove_top-e1503530089727

O PROVE é um projecto que nasceu há 10 anos em Sesimbra e consiste no escoamento de produtos locais (legumes, frutas e outros produtos biológicos) em forma de cabaz. O consumidor pode assim escolher aquilo que gosta mais e leva todas as semanas um cabaz para casa cheio de produtos seleccionados, frescos e de alta qualidade.

O 107 quis ajudar este projecto e tornou-se assim um ponto de entrega dos cabazes. Todas as quartas-feiras – das 16h30 às 19h30 – a nossa sede está aberta para quem quiser recolher o seu cabaz (pesam entre 6 a 8 kg e custam 11,00€). Para poderem saber mais sobre o PROVE e inscreverem-se no mesmo (há vários pontos de entrega espalhados pelo país) basta aceder ao site http://www.prove.com.pt/www/index.php.

 

 

Rally Paper – Tribo de Escoteiros

PESSOAL!

Temos um desafio para vocês: que tal participar num Rally Paper preparado pela Tribo Korowai? É divertido, desafiador e ainda ajudam a Tribo a angariar fundos para futuras actividades!

Para tal basta inscreverem-se até dia 31/05, podem juntar uma equipa até 5 pessoas e levar um carro.

O resto das informações seguem no cartaz.

Contamos com a vossa presença!!!

Cartaz Final IMG 4

Peddy Paper – Tribo de Exploradores

17549115_10154426894697944_1439093656_o
O período Heian voltou a ganhar vida no fim de semana do Dia do Pai, com um Peddy Paper organizado pela Tribo Kazakh! Cada equipa teve que mostrar as suas habilidades samurais para conseguir ser eleita a governadora desta época. Para tal, tiveram de superar os adversários em cada desafio, entre eles rappel, tiro com arco, desenho, técnicas de campo e dança! Depois de muito suspense, hoje é o dia em que lançamos os grandes resultados finais – estas pontuações são o somatório das respostas dadas nos roadbooks juntamente com a pontuação dos postos.
Antes de anunciarmos a equipa vencedora, gostaríamos de agradecer (arigatô!!!) a todas as equipas pela participação. Esperamos por vocês numa próxima actividade!
E agora os vencedores! A família que irá governar este período é… (rufos de tambores)

– COSTA MOREIRA GONÇALVES – 270 PONTOS!!!
– Dream Team – 263 pontos
– Alice Team – 260 pontos
4º - Kreutz Team – 255 pontos
5º - Magalhães Team – 252 pontos
– Grupo Xilofone – 251 pontos
– Team Massano – 243 pontos
– Guerra Cruz Team – 210 pontos

BRAVOOOOO a todas as equipas e esperamos pela equipa vencedora para entregar o grande prémio!

Aniversário de Grupo 2017 – 33 anos

P1080739

No passado dia 26 de Fevereiro, o nosso grande Grupo 107 comemorou os seus 33 anos! Mais um ano passou, não deixando de ser um aniversário igualmente especial. Para tal comemoração realizámos uma actividade que decorreu no fim de semana, 25 e 26 de Fevereiro.

Tudo começou no sábado de manhã onde os elementos do Grupo formaram patrulhas novas que simbolizavam as primeiras patrulhas do 107. Estas, durante o dia, estiveram a procurar as origens e a história do 107 por Cascais, através de jogos físicos e mentais. Durante a manhã e a tarde, as equipas mostraram-se bastante competitivas, mas os verdadeiros campeões foram a Patrulha Gaivota! BRAVO, GAIVOTAS!

Pela noite, tivemos um momento entre todos onde houve a oportunidade de mostrar toda a nossa criatividade e espírito de Grupo!

No domingo, realizámos as habituais cerimónias e o devido banquete!

Parabéns: Abelha, Coruja e Esquilo – Promessa de Lobito; Abelharuco, Koala, Lebre, Papagaio e Tucano – 2ª Estrela; Suricata – Lobito Alerta; Papagaio – Especialidade de Habilidade Manual; Borboleta e Papagaio – Especialidade de Conhecimento de Religiões; Tartaruga – Especialidade de Campista; Borboleta, Koala e Tucano – Especialidade de Artes Plásticas; Beija-Flor, Joaninha e Lebre – Especialidade de Atleta; Suricata – Especialidade de Desportos de Aventura.
Parabéns: Filipe – Compromisso de Honra e Lenço ao Pescoço; Inês – Compromisso de Honra; Maria – 2ª Etapa da Tribo de Escoteiros; Vitória – Especialidade de Campista; Gonçalo – Especialidade de Desportos Colectivos; Artur – Especialidade de Conhecimento de Religiões.
Parabéns: Diana e Camila – Compromisso de Honra (Tribo de Exploradores).
Parabéns: Inês Soares – Investida como Escoteira Chefe de Clã.
Parabéns: Martinho – que colocou mais uma estrela na Bandeira de Grupo.

Um enorme obrigado aos que marcaram presença (em especial ao Grupo 122, à representante da Câmara Municipal de Cascais, Filipa Máximo, e ao representante da Junta de Freguesia de Cascais, Marcelo Santos) e também aos que contribuíram para o almoço-convívio, para o ano queremos mais chamuças!!!

PARABÉNS 107!
B-R-A-V-O!
BRAVO, BRAVO, BRAVO!

Banco Alimentar Contra a Fome – 3 e 4 de Dezembro

1385677_10151785959669013_1289137253_n

Mais uma vez o Grupo junta-se a esta causa e ajuda o Banco Alimentar Contra a Fome. Será no fim-de-semana 3 e 4 de Dezembro que o mesmo decorre, no Pingo Doce do Alto da Castelhana (para chegar ao local a partir da sede, espreitem AQUI).

A escala, a hora e o dia em que ficaram colocados podem consultar em:

escala-b-a

Relembramos que devem chegar a horas ao vosso turno, têm de estar bem uniformizados e devem ir sempre prontos para angariar, uma vez mais, muitos quilos de alimentos para quem mais precisa. Qualquer troca de última hora ou dúvidas sobre a escala contactem a Chefe de Alcateia, Betty (913 957 947).

Raid de São Martinho 2016

img_6390

Se há actividade que caracteriza o 107 essa actividade é o Raid de São Martinho (RSM)! É uma tradição que marca o Grupo e à qual ninguém gosta de faltar. Para os novos elementos, é uma primeira experiência que marca o seu futuro escotista e para os velhos elementos do Grupo serve para relembrar histórias engraçadas e fazer com que, aqueles que entraram agora para o movimento, sintam o verdadeiro espírito escotista.

Para este ano, decidimos que o início do RSM seria em divisão. Por isso, o Clã e as Tribos começaram a actividade na sexta-feira (dia 11) cada um em seu sítio da Serra de Sintra. A Alcateia começou no sábado de manhã, na Peninha. Seguiram para Almoçageme, local escolhido para as divisões convergirem. Depois do almoço, por volta das 13h, seguimos todos para a Adraga. Montámos campo e preparámos toda a logística para a noite!

Por volta das 19h30, começou o jantar! Claro que não faltaram o caldo-verde (sempre bom para nos aquecer!), as castanhas assadas, o chouriço assado e o bolo do caco com manteiga d’alho (tarefa que ficou encarregue ao Clã Hekate – passaram no teste!). O serão ainda foi longo, com o Fogo de Conselho a encerrar a noite de chuva.

No domingo (dia 13), logo pela manhã, houve a ginástica matinal em Grupo (outra tradição do Raid de São Martinho) e de seguida foi a desmontagem e limpeza do campo. As cerimónias foram o momento seguinte. Da Alcateia, tivémos a Raposa a receber a especialidade de Animação; da Tribo de Escoteiros, o António recebeu a 1ª etapa e fez assim o seu Compromisso de Honra; e da Tribo de Exploradores tanto a Jiji como a Carolina Magalhães receberam a 1ª etapa renovando assim, perante o Grupo, os seus Compromissos de Honra. Parabéns a todos!

Para terminar o Raid de São Martinho, o Grupo seguiu para o Cabo da Roca pela Praia da Ursa – outra tradição que permanece nesta actividade! Para além da vista fantástica que nos rodeia, a entreajuda e a união são sempre visíveis. Em 2017, como sabem, lá estaremos!

« Older Entries