Notícias da Alcateia

Caçada de Páscoa em Benavente

Ca+ºadada P+íscoa 170

Entre os dias 19 e 21 de Março, a Alcateia esteve no Parque de Actividades Escotistas de Benavente a realizar a Caçada de Páscoa, sob o tema do 2º trimestre: Harry Potter.

No sábado, dia 19, a Alcateia chegou a Benavente por volta das 11h15 e, mesmo debaixo de alguma chuva, partiu a pé até ao campo. Assim que chegámos, fomos conhecer o parque escotista e montámos campo. A seguir ao almoço, e após a chuva dar algumas tréguas, a Alcateia aproveitou para fazer alguns jogos e meter o corpo a mexer. De seguida, foi hora de realizar a última Dança da Selva, a Morte de Shere-Khan. Antes da preparação do jantar, ainda houve tempo para assinar alguns desafios.

Enquanto alguns lobitos ajudavam na confecção do jantar, outros ajudaram a montar a fogueira que nos aqueceu nessa noite. Depois da deliciosa refeição, deu-se início à mística da Caçada. A Alcateia teve como tarefa procurar os ingredientes que ajudavam na realização de uma poção muito importante.

No dia seguinte, durante a parte da manhã, a Alcateia relembrou e aprendeu vários nós – nó direito, nó de escota, nó de correr e nó de pescador, realizando depois por bandos o jogo da Barra dos Nós. O pioneirismo continuou pelo resto da manhã: após o jogo, a Alcateia foi aprender a fazer a volta de fiel e em bandos construíram tripés que puseram à prova os seus conhecimentos. Passaram com distinção!

Após o almoço, a Alcateia saiu de campo e recebeu uma mensagem muito importante dos feiticeiros: tinham de realizar um croqui daquela zona. Mais uma vez, realizaram a prova sem quaisquer problemas! O dia terminou em Rocha do Conselho.

A manhã seguinte foi dedicada à desmontagem e limpeza do campo. Depois do almoço, e para finalizar a mística do trimestre, aconteceu o Grande Torneio M.A.G.I.C! Os bandos que saíram vencedores e receberam o grande troféu (um baú cheio de doces!) foram o Branco e o Ruivo. No entanto, a Alcateia sabe que deve sempre partilhar, portanto os doces foram para todos e todos saíram vencedores do Grande Torneiro M.A.G.I.C! De seguida, realizaram-se as cerimónias da Alcateia. Parabéns à Gata e ao Esquilo que fizeram as suas promessas de Lobito e colocaram ao pescoço o lenço do 107!

Depois de uns dias bastante atarefados e cheios de momentos de conhecimento e diversão, terminou mais uma Caçada. A Alcateia mostrou a fibra de que é feita, fez frente à chuva, adquiriu e consolidou vários conhecimentos e acrescentou mais noites de campo à sua História!

Caçada de Natal da Alcateia – Arrábida

20151219_133327

A actividade de Natal da Alcateia realizou-se entre os dias 18 e 20 de Dezembro e tomou lugar no CEADA Arrábida (Centro de Educação Ambiental da Arrábida).

A Alcateia chegou a Vila Nogueira de Azeitão por volta das 9h30 e partiu a pé em direcção ao campo. Quando chegámos ao destino, fomos conhecer o local e depois de almoçarmos montámos campo.

De seguida, demos início à mística da actividade quando colocámos à prova os conhecimentos das Máximas e Lei da Selva à Alcateia. Passaram com distinção! Nos três dias de Caçada, a Alcateia teve tempo para jogos, para praticar técnicas de campo (por exemplo, elaboração de uma fogueira para a Rocha do Conselho) e para relembrar os sinais de pista. No final da actividade, fez-se a cerimónia de investidura dos Guias e Sub-Guias dos Bandos. Guias: Flamingo (Bando Ruivo), Papagaio (Bando Castanho) e Camaleão (Bando Preto); Sub-Guias: Borboleta (Bando Branco), Suricata (Bando Castanho) e Libelinha (Bando Ruivo)

Os lobitos foram para casa cheios de força para o Natal e irão relembrar, de certeza, os momentos divertidos desta Caçada por muito tempo!

Sons da Selva III – À descoberta da Gália

IMG_8324

Entre os dias 18 e 21 de Junho, a Alcateia esteve presente na 3ª edição do Sons da Selva. Esta actividade regional de Alcateias tomou lugar no PNEC – Parque Nacional de Escotismo da Costa da Caparica e contou com a presença de cerca de 150 lobitos e mais uns quantos dirigentes. O tema deste Sons da Selva foi o Astérix e o Obélix e os 12 trabalhos, impostos por César, que os lobitos tinham de realizar para poderem descobrir com sucesso a tão desejada Gália.

No primeiro dia, fez-se o check in, montou-se campo (partilhámos o campo com a Alcateia do Grupo 19 da Pontinha, éramos a equipa Divoduro!) e, depois do almoço, foi altura de nos divertirmos com os jogos preparados e de conhecermos as outras Alcateias participantes. Ficámos, ainda, a conhecer as personagens da mística e à noite andámos à caça dos javalis, sendo que a nossa equipa foi a primeira a conseguir caçar um! B-R-A-V-O!

O segundo dia foi um dia em cheio! De manhã, as Alcateias tomaram logo a poção mágica para terem forças para enfrentar o dia (à semelhança dos gauleses). Depois foi hora de ir para a praia! Fizémos construções romanas na areia, jogámos brutusball (um jogo intenso e renhido contra o Grupo 93 de Sintra e o Grupo 94 de Lisboa) e ainda houve tempo para tomar umas banhocas no mar. Soube tão bem! À tarde, fizeram-se mais jogos e começou a preparar-se a Rocha do Conselho. Mas a noite é que foi de festa! Realizou-se o banquete gaulês, que teve direito a frango assado, batatas fritas e uma sobremesa especial preparada nas brasas! A música e a dança tradicionais gaulesas não faltaram! Neste dia cantámos, também, os parabéns à nossa Borboleta, que completou 8 anos.

No terceiro dia, estivémos sempre ocupados a acabar os 12 trabalhos impostos por César! Entre as muitas actividades que realizámos, destacamos a escalada, o twister e o estratego. À noite, realizámos a Rocha do Conselho, onde cantámos, rimos e nos divertimos muito!

O último dia foi para a habitual desmontagem de campo e fotografias da praxe! Para além disso, ainda fizémos a formatura final onde ficámos a conhecer os vencedores do Sons da Selva III. A nossa equipa – Divoduro – conquistou o 2º lugar!!!

O mais importante de tudo é que fizémos novas amizades, divertimo-nos a valer e conquistámos a Gália com sucesso! Somos uns lobitos valentes e audazes, que esperam ansiosamente por mais actividades como esta!

Caçada de Páscoa 2015 – A Alcateia em Belver

IMG_5327

A Caçada de Páscoa da Alcateia aconteceu entre os dias 29 de Março e 1 de Abril, em Belver. A Caçada girou à volta do tema do quadrimestre: The Hunger Games, sendo que as actividades e jogos desenvolvidos basearam-se neste tema. Cada bando representava um Distrito e tinham de superar diversos desafios para conseguirem, na batalha final, conquistar a bandeira do Capitólio.

No dia 29 chegámos a Belver, montámos o campo, fizemos um jogo de orientação, para que os lobitos ficassem a conhecer a aldeia, passeámos pelas muralhas do castelo e à noite as velhas lobas ensinaram algumas constelações aos lobitos. No dia 30 saímos cedo do castelo e fizemos uma valente caminhada até à praia fluvial que se encontrava na outra margem do Rio Tejo. Almoçámos na praia e à tarde estivemos a fazer alguns jogos, tendo sido um deles o jogo da mosca (um jogo muito apreciado por todos os lobitos). Como os lobitos aguentaram bem a caminhada, e como estava muito calor, tiveram direito a um gelado! Ao fim da tarde voltámos ao castelo pelo Passadiço do Alamal e ficámos na aldeia a estudar e a assinar desafios. À noite houve outra palestra sobre constelações e dois membros do Capitólio apareceram no castelo e deram algumas missões aos lobitos. No dia seguinte, dia 31, de manhã, fizemos um jogo de postos sobre socorrismo, no qual os lobitos puderam aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do ano, e à tarde fizemos a batalha final da mística da qual saiu como vencedor o Distrito da Electricidade (Bando Castanho). À noite, como sempre acontece, foi feita a Rocha do Conselho e a avaliação da actividade. No dia seguinte, dia 1, desmontámos o campo, apanhámos o lixo que havia em todo o terreno do castelo e fizemos a formatura, na qual foi revelada a pontuação obtida (pontuação esta que foi um culminar de vários pontos que foram sido dados ao longo do quadrimestre, através dos vários jogos que a Alcateia realizou, mas também pela limpeza, organização e outros itens da vida de campo bastante importantes na vida de um lobito) para cada um dos Distritos: em 4º lugar, com 86 pontos, ficaram empatados o Distrito da Água (Bando Branco) e o Distrito dos Metais Preciosos (Bando Ruivo); em 3º lugar com 87 pontos ficou o Distrito dos Têxteis (Bando Preto); em 2º lugar, com 97 pontos, ficou o Distrito da Madeira (Bando Cinzento); e o 1º lugar ficou para o Distrito da Electricidade (Bando Castanho) que arrecadou uns incríveis 158 pontos. Mas não ficou por aqui! A cada um dos Distritos/Bandos foi entregue um prémio: O Mais Engenhocas – Bando Branco, O Mais Organizado – Bando Cinzento, O Mais Corajoso – Bando Castanho, O Mais Unido – Bando Ruivo e O Mais Original – Bando Preto.

Todos os Lobitos e as Velhas Lobas gostaram muito de acampar no Castelo de Belver e, com certeza, que todas as aventuras vividas serão tema de conversa por muito tempo!

Saída de Campo – 7 e 8 de Fevereiro – Alcateia

rsz_1img_2870

Nos dias 7 e 8 de Fevereiro, a Alcateia foi acampar para o Campo Base Pedra Amarela com o objectivo de praticar diversos conhecimentos obtidos desde o início do ano escotista.

A actividade começou com um raid, no qual os lobitos puderam praticar orientação (o raid começou na Atrozela, passando pelo Refilão e Barragem do Rio da Mula e acabou no Campo Base Pedra Amarela); à tarde praticaram pioneirismo e técnicas de campo (montagem de tendas e preparação de fogueira) e à noite, enquanto os lobitos pata-tenra e lobitos de 1ª estrela ficaram com alguns elementos do clã à volta da fogueira, os lobitos de 2ª estrela e Lobito-Alerta foram com as velhas lobas fazer um raid nocturno até à Torre de Vigia, onde puderam conversar e observar a lua.

No domingo, dia 8, desmontámos o campo, fizemos pequenas construções para praticar pioneirismo e ainda houve tempo para assinar desafios.

Caçada de Natal 2014 – Alcateia

IMG_1819

A Caçada de Natal da Alcateia aconteceu entre os dias 20 e 23 de Dezembro de 2014 no Centro Militar de Educação Física e Desporto, em Mafra. O tema escolhido para o quadrimestre foi a saga “Starwars”. Ao longo da actividade os bandos representaram alguns planetas da galáxia e, individualmente, os Lobitos eram Guerreiros Jedi que tinham de progredir na Estrutura Jedi e conquistar diversos Poderes. Tudo isto para, no final, enfrentarem o lado mau da Força na Grande Batalha contra os Sith, onde a vitória foi garantida pelos Guerreiros Jedi. Com isto, é caso para dizer, os Lobitos foram uns autênticos Guerreiros Jedi e desempenharam um papel fundamental para trazerem de volta à galáxia o lado bom da Força.

Durante a estadia em Mafra, a Alcateia em conjunto com os Velhos Lobos realizaram muitas actividades, palestras e jogos, sempre com muita energia e boa disposição! Apesar do frio (valente) que se fez sentir os Lobitos não fraquejaram… até pelo contrário!

 

(O ábum de fotografias da Caçada estará disponível no facebook do grupo)

Entrega do Cabaz de Natal

rsz_img_1141_-_cópia

O Cabaz de Natal que a Alcateia esteve a fazer neste quadrimestre foi finalmente entregue no passado dia 13 de Dezembro, na escola C+S de Alcabideche.
A Alcateia, logo de manhã, dirigiu-se à escola para poder carregar todo o material recolhido, ao longo do mês e meio de campanha, e para organizá-lo por géneros.
Quando chegaram as pessoas que iam receber os cabazes, a Alcateia apresentou-se e esteve um tempo à conversa com elas. Para além disso, a Alcateia ainda foi surpreendida com uma dança, uns moinhos de papel e uns chupa-chupas.

O Cabaz de Natal da Alcateia foi um autêntico sucesso. Foram recolhidas mais de 3 caixas cheias de brinquedos, mais de 6 sacos grandes e cheios de roupa e com os alimentos recolhidos foi possível encher 8 sacos das compras.
Esta altura do ano apela sempre mais à causa social e a Alcateia do 107 não quis ficar imune a esta época. A Alcateia ensina assim uma grande lição: não custa nada dar, porque o mais importante é fazer o nosso “melhor possível”.

O dia da Alcateia em Belém

rsz_img_0152_-_cópia

A Alcateia do 107 passou a reunião de sábado, dia 1 de Novembro, fora da sede! Para iniciar a mística do quadrimestre – Star Wars – a chefia preparou uma surpresa: uma ida ao Planetário! Assistiram à sessão “Acampar Com As Estrelas” e aprenderam muito sobre conceitos do universo: as estrelas, os planetas, as galáxias, o sistema solar, os movimentos da Terra e a lua. Depois da aventura galáctica, a Alcateia foi visitar a sede do 2º Grupo de Lisboa. O objectivo era conhecer outro Covil e interagir com outra Alcateia. E o objectivo foi cumprido com a realização de alguns jogos entre as Alcateias! Com isto temos de agradecer ao 2º Grupo por nos ter recebido tão bem na sua sede e por nos ter permitido visitar o Covil da Alcateia. E depois deste dia em cheio, foi altura de regressar a Cascais de comboio.

Mas isto não fica por aqui! O Lobito Cuco escreveu uma notícia sobre o dia: “Alcateia do 107 e uma aventura em Lisboa – No dia 01 de novembro de 2014 a alcateia do 107 foi ao planetário e o tema da sessão era «Acampar com as estrelas», depois da sessão terminar fomos à sede do 2º grupo, fundado a 1 de dezembro de 1912. Depois fomos apanhar o comboio para ir para casa. Foi assim o dia da Alcateia do 107. FIM”.

TITLE

Para a boa acção colectiva deste trimestre, a Alcateia do 107 decidiu fazer um Cabaz de Natal (ou vários) para as famílias mais necessitadas da escola C+S de Alcabideche. Nos dias 8 de Novembro, 29 de Novembro e 6 de Dezembro, a Alcateia vai estar na sede, durante as horas da reunião (das 15h às 18h), a recolher tudo aquilo que puderem dar: aquelas roupas que já não usam, aqueles brinquedos que estão a ganhar pó na estante e/ou alimentos que tanto fazem falta a estas famílias.
Ajudem a Alcateia a alcançar este objectivo para que os Lobitos possam entregar o máximo de cabazes possível! Contamos com a ajuda de todos!

Aqui fica o cartaz da boa acção.

cabaz2

Pequena Caçada de Verão

IMG_8460

Nos dias 28 e 29 de Junho, a Alcateia da Lua Cheia teve uma mini-actividade de preparação para o Anual de Verão. O objectivo era preparar os lobitos fisicamente para os Pirenéus e, por isso mesmo, foram percorridos vários quilómetros na Serra de Sintra nestes dois dias.

A actividade começou na Atrozela, às 9h. Passámos pelo Refilão – onde os lobitos lancharam e tiraram fotografias com os burros – e às 12h30 chegámos ao Pedra Amarela Campo Base (o local de dormida). Depois do almoço e da montagem das tendas, os lobitos subiram até à Piscina de Barão de Beck e aproveitaram para assinar provas.

O dia 29 de Junho foi reservado para a caminhada até aos Capuchos. Depois da habitual ginástica matinal e do pequeno-almoço, a Alcateia iniciou a caminhada. Quase a chegar ao local pretendido, os lobitos encontraram alguns elementos da Tribo Escoteira do 107 e aproveitaram para almoçar na sua companhia.

De volta ao campo, foi realizada a Rocha de Conselho. Depois seguiu-se a desmontagem do campo e às 17h30 os lobitos chegaram à Barragem do Rio da Mula para finalizar esta preparação para o Anual de Verão.

« Older Entries