Caçada de Páscoa 2015 – A Alcateia em Belver

IMG_5327

A Caçada de Páscoa da Alcateia aconteceu entre os dias 29 de Março e 1 de Abril, em Belver. A Caçada girou à volta do tema do quadrimestre: The Hunger Games, sendo que as actividades e jogos desenvolvidos basearam-se neste tema. Cada bando representava um Distrito e tinham de superar diversos desafios para conseguirem, na batalha final, conquistar a bandeira do Capitólio.

No dia 29 chegámos a Belver, montámos o campo, fizemos um jogo de orientação, para que os lobitos ficassem a conhecer a aldeia, passeámos pelas muralhas do castelo e à noite as velhas lobas ensinaram algumas constelações aos lobitos. No dia 30 saímos cedo do castelo e fizemos uma valente caminhada até à praia fluvial que se encontrava na outra margem do Rio Tejo. Almoçámos na praia e à tarde estivemos a fazer alguns jogos, tendo sido um deles o jogo da mosca (um jogo muito apreciado por todos os lobitos). Como os lobitos aguentaram bem a caminhada, e como estava muito calor, tiveram direito a um gelado! Ao fim da tarde voltámos ao castelo pelo Passadiço do Alamal e ficámos na aldeia a estudar e a assinar desafios. À noite houve outra palestra sobre constelações e dois membros do Capitólio apareceram no castelo e deram algumas missões aos lobitos. No dia seguinte, dia 31, de manhã, fizemos um jogo de postos sobre socorrismo, no qual os lobitos puderam aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do ano, e à tarde fizemos a batalha final da mística da qual saiu como vencedor o Distrito da Electricidade (Bando Castanho). À noite, como sempre acontece, foi feita a Rocha do Conselho e a avaliação da actividade. No dia seguinte, dia 1, desmontámos o campo, apanhámos o lixo que havia em todo o terreno do castelo e fizemos a formatura, na qual foi revelada a pontuação obtida (pontuação esta que foi um culminar de vários pontos que foram sido dados ao longo do quadrimestre, através dos vários jogos que a Alcateia realizou, mas também pela limpeza, organização e outros itens da vida de campo bastante importantes na vida de um lobito) para cada um dos Distritos: em 4º lugar, com 86 pontos, ficaram empatados o Distrito da Água (Bando Branco) e o Distrito dos Metais Preciosos (Bando Ruivo); em 3º lugar com 87 pontos ficou o Distrito dos Têxteis (Bando Preto); em 2º lugar, com 97 pontos, ficou o Distrito da Madeira (Bando Cinzento); e o 1º lugar ficou para o Distrito da Electricidade (Bando Castanho) que arrecadou uns incríveis 158 pontos. Mas não ficou por aqui! A cada um dos Distritos/Bandos foi entregue um prémio: O Mais Engenhocas – Bando Branco, O Mais Organizado – Bando Cinzento, O Mais Corajoso – Bando Castanho, O Mais Unido – Bando Ruivo e O Mais Original – Bando Preto.

Todos os Lobitos e as Velhas Lobas gostaram muito de acampar no Castelo de Belver e, com certeza, que todas as aventuras vividas serão tema de conversa por muito tempo!