Projeto Social do Clã Bushido – Acampamento

“O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros.”

Baden Powell

Nos passados dias 27 e 28 de Junho, o Clã Bushido esteve em atividade no Campo Base da Pedra Amarela. Durante o fim-de-semana estivemos a acampar com a turma de ensino adaptado da Escola Básica 2,3 de Alcabideche, turma esta que a nossa divisão trabalhou durante o presente ano escotista sob a forma de Projeto Social. Nesta última atividade pensada para a turma, estiveram presentes 7 crianças.

A atividade começou às 9h00 de Sábado, na escola, e terminou Domingo, pelas 17h00. Apesar de ter sido pouco tempo, conseguimos fazer com a turma um pouco de tudo o que um escoteiro  faz e aprende em campo. Assim, no dia 27 montámos campo, construímos uma mesa suspensa, subimos até ao posto de vigia, fizemos uma espécie de “fogo de conselho” (mas sem fogo…tínhamos umas velas) e, durante a noite, ainda fizemos vigias. Já no dia 28, tivemos a oportunidade de ter a pista de arvorismo só para nós (com os caminheiros Ticha e Tiago como instrutores), desmontámos campo e, antes de abandonarmos o nosso “habitat natural” enquanto escoteiros, demos  a conhecer-lhes a Barragem do Rio da Mula. E as refeições?! Estas foram preparadas em conjunto entre os caminheiros e os nossos pequenos-grandes ajudantes desta turma tão animada.

No final, todos achamos ter sido uma boa atividade, em que não só eles aprenderam connosco, como nós, os caminheiros do clã Bushido, aprendemos com eles.

Catatua Perseverante