Category Archives: Notícias de Grupo

Aniversário de Grupo 2019 – 35 anos

Aqui estamos nós a celebrar mais um ano do Grupo!!! E este aniversário é bastante especial porque completamos 35 ANOS, um número que merece bastantes comemorações. Começámos por, no início do ano escotista, anunciar que o nosso Anual de Grupo será na Eslovénia, um destino ambicioso e para o qual o Grupo tem trabalhado bastante, e ainda revelámos a oportunidade de completar a Caderneta 107 (com várias provas que o Grupo acha que todos os elementos devem fazer!) e ganhar a anilha especialmente feita para os 35 anos!

Para a celebração do dia 26 de Fevereiro, ficou prometida uma actividade para os pais e amigos! Por isso mesmo, no fim de semana 2 e 3 de Março, o Grupo preparou um Peddy Paper + Score 107 para todos aqueles que quiseram juntar-se a esta celebração! Ao todo foram feitas 12 equipas (que escolheram nomes de patrulhas) que aglomeravam pais, amigos e elementos da Alcateia e/ou Tribo de Escoteiros. Durante todo o sábado, as equipas andaram por Cascais, apenas com um mapa e um roadbook a auxiliá-los, a arrecadar pontos (o objectivo era terminar a actividade com 107 pontos certinhos!), a participar nos vários postos e ainda a conhecer um pouco mais sobre a História do Grupo! No final a equipa vencedora foi a Patrulha Galinha, PARABÉNS!
À noite, o Grupo juntou-se e divertiu-se bastante com um quizz e alguns jogos rápidos de 1 minuto!

No domingo, realizaram-se então as cerimónias, na sede, bem como o habitual almoço partilhado! Durante as cerimónias mostrámos a anilha dos 35 anos e ainda anunciámos a patrulha vencedora do intercantos, a Patrulha Canguru!
Para além de todos os elementos que completaram mais uma etapa no seu progresso escotista, não poderíamos deixar de lado a investidura não só de alguns dirigentes mas também do novo Chefe de Grupo, Gonçalo Henriques! A colocação de mais uma estrela na Bandeira do Grupo ficou a cargo do João Fernandes, elemento do 107 desde a Alcateia e por quem todos nós temos um grande apreço! PARABÉNS A TODOS!

Por fim, temos de deixar alguns agradecimentos às seguintes pessoas/entidades, pela presença nas cerimónias deste aniversário: ao Grupo 93 de Sintra, aos representantes da Chefia Nacional, bem como da Chefia Regional, ao Marcelo Santos (representante da Junta de Freguesia Cascais/Estoril), à Sara Silva (Chefe da Divisão da Juventude de Cascais) e a todos os pais que depositam em nós a confiança para participar na vida e educação dos vossos filhos! É para os jovens que este Grupo continua a trabalhar e a fazer o melhor possível para que aprendam muito, se divirtam bastante e para que criem memórias fantásticas e eternas!

Quem venham aí mais 35 anos, estamos sempre prontos!!!

PARABÉNS 107!
B-R-A-V-O!
BRAVO, BRAVO, BRAVO!

PROVE – Promover e Vender

O PROVE é um projecto que nasceu há 10 anos em Sesimbra e consiste no escoamento de produtos locais (legumes, frutas e outros produtos biológicos) em forma de cabaz. O consumidor pode assim escolher aquilo que gosta mais e leva todas as semanas um cabaz para casa cheio de produtos seleccionados, frescos e de alta qualidade.

O 107 quis ajudar este projecto e tornou-se assim um ponto de entrega dos cabazes. Todas as quartas-feiras – das 16h30 às 19h30 – a nossa sede está aberta para quem quiser recolher o seu cabaz (pesam entre 6 a 8 kg e custam 11,00€). Para poderem saber mais sobre o PROVE e inscreverem-se no mesmo (há vários pontos de entrega espalhados pelo país) basta aceder ao site http://www.prove.com.pt/www/index.php.

 

 

Aniversário de Grupo 2017 – 33 anos

No passado dia 26 de Fevereiro, o nosso grande Grupo 107 comemorou os seus 33 anos! Mais um ano passou, não deixando de ser um aniversário igualmente especial. Para tal comemoração realizámos uma actividade que decorreu no fim de semana, 25 e 26 de Fevereiro.

Tudo começou no sábado de manhã onde os elementos do Grupo formaram patrulhas novas que simbolizavam as primeiras patrulhas do 107. Estas, durante o dia, estiveram a procurar as origens e a história do 107 por Cascais, através de jogos físicos e mentais. Durante a manhã e a tarde, as equipas mostraram-se bastante competitivas, mas os verdadeiros campeões foram a Patrulha Gaivota! BRAVO, GAIVOTAS!

Pela noite, tivemos um momento entre todos onde houve a oportunidade de mostrar toda a nossa criatividade e espírito de Grupo!

No domingo, realizámos as habituais cerimónias e o devido banquete!

Parabéns: Abelha, Coruja e Esquilo – Promessa de Lobito; Abelharuco, Koala, Lebre, Papagaio e Tucano – 2ª Estrela; Suricata – Lobito Alerta; Papagaio – Especialidade de Habilidade Manual; Borboleta e Papagaio – Especialidade de Conhecimento de Religiões; Tartaruga – Especialidade de Campista; Borboleta, Koala e Tucano – Especialidade de Artes Plásticas; Beija-Flor, Joaninha e Lebre – Especialidade de Atleta; Suricata – Especialidade de Desportos de Aventura.
Parabéns: Filipe – Compromisso de Honra e Lenço ao Pescoço; Inês – Compromisso de Honra; Maria – 2ª Etapa da Tribo de Escoteiros; Vitória – Especialidade de Campista; Gonçalo – Especialidade de Desportos Colectivos; Artur – Especialidade de Conhecimento de Religiões.
Parabéns: Diana e Camila – Compromisso de Honra (Tribo de Exploradores).
Parabéns: Inês Soares – Investida como Escoteira Chefe de Clã.
Parabéns: Martinho – que colocou mais uma estrela na Bandeira de Grupo.

Um enorme obrigado aos que marcaram presença (em especial ao Grupo 122, à representante da Câmara Municipal de Cascais, Filipa Máximo, e ao representante da Junta de Freguesia de Cascais, Marcelo Santos) e também aos que contribuíram para o almoço-convívio, para o ano queremos mais chamuças!!!

PARABÉNS 107!
B-R-A-V-O!
BRAVO, BRAVO, BRAVO!

Raid de São Martinho 2016

Se há actividade que caracteriza o 107 essa actividade é o Raid de São Martinho (RSM)! É uma tradição que marca o Grupo e à qual ninguém gosta de faltar. Para os novos elementos, é uma primeira experiência que marca o seu futuro escotista e para os velhos elementos do Grupo serve para relembrar histórias engraçadas e fazer com que, aqueles que entraram agora para o movimento, sintam o verdadeiro espírito escotista.

Para este ano, decidimos que o início do RSM seria em divisão. Por isso, o Clã e as Tribos começaram a actividade na sexta-feira (dia 11) cada um em seu sítio da Serra de Sintra. A Alcateia começou no sábado de manhã, na Peninha. Seguiram para Almoçageme, local escolhido para as divisões convergirem. Depois do almoço, por volta das 13h, seguimos todos para a Adraga. Montámos campo e preparámos toda a logística para a noite!

Por volta das 19h30, começou o jantar! Claro que não faltaram o caldo-verde (sempre bom para nos aquecer!), as castanhas assadas, o chouriço assado e o bolo do caco com manteiga d’alho (tarefa que ficou encarregue ao Clã Hekate – passaram no teste!). O serão ainda foi longo, com o Fogo de Conselho a encerrar a noite de chuva.

No domingo (dia 13), logo pela manhã, houve a ginástica matinal em Grupo (outra tradição do Raid de São Martinho) e de seguida foi a desmontagem e limpeza do campo. As cerimónias foram o momento seguinte. Da Alcateia, tivémos a Raposa a receber a especialidade de Animação; da Tribo de Escoteiros, o António recebeu a 1ª etapa e fez assim o seu Compromisso de Honra; e da Tribo de Exploradores tanto a Jiji como a Carolina Magalhães receberam a 1ª etapa renovando assim, perante o Grupo, os seus Compromissos de Honra. Parabéns a todos!

Para terminar o Raid de São Martinho, o Grupo seguiu para o Cabo da Roca pela Praia da Ursa – outra tradição que permanece nesta actividade! Para além da vista fantástica que nos rodeia, a entreajuda e a união são sempre visíveis. Em 2017, como sabem, lá estaremos!

Aniversário de Grupo 2016 – 32 anos

No passado fim-de-semana, 27 e 28 de Fevereiro, o Grupo celebrou o seu 32º aniversário! Para comemorar esta data, no sábado, realizou-se um jogo de Grupo – SCORE 107. O objectivo do jogo era passar por um conjunto de postos (jogos, conhecimento escotista, balizas de orientação e quebra-cabeças) onde cada um desses postos tinha uma pontuação. No final do dia, a pontuação tinha de ser 107 pontos, não mais não menos. O Grupo estava dividido em 4 equipas, com elementos de todas as divisões. Apesar do mau tempo que se fez sentir, lobitos, escoteiros, exploradores e caminheiros encararam os desafios da melhor maneira e com a garra que caracteriza o 107! Na noite de sábado, já na sede, houve um momento de Grupo, onde as equipas fizeram teatros e os elementos do Grupo reflectiram sobre o que o 107 representa para cada um.

No domingo, realizaram-se as cerimónias, onde muitos elementos do Grupo progrediram no seu percurso escotista!

Parabéns: Abelharuco, Lebre, Koala, Raposa e Tucano – Promessa de Lobito; Borboleta, Flamingo e Suricata – 2ª Estrela; Toupeira e Suricata – Especialidade de Desportos Colectivos; Joaninha – Especialidade de Artes Plásticas; Papagaio – Especialidade de Atleta.
Parabéns: Artur, Bruno, Lourenço e Comba – Compromisso de Honra; Camila e Maria – Compromisso de Honra e Lenço ao Pescoço; Gigi – Especialidade de Artes Plásticas; Carolina Magalhães – 2ª Etapa da Tribo de Escoteiros e Especialidade de Desportos de Aventura.
Parabéns: João Có – Compromisso de Honra e Lenço ao Pescoço; Inês Cruz – Compromisso de Honra.
Parabéns: Ticha – que colocou mais uma estrela na Bandeira de Grupo.

Parabéns a todos os que alcançaram mais uma etapa, aos que já pertenceram e pertencem ao Grupo e um obrigado a todos os que comemoraram mais um aniversário connosco!

B-R-A-V-O!
BRAVO, BRAVO, BRAVO!

Raide de São Martinho 2015

A primeira actividade do Grupo de cada ano escotista é o Raide de São Martinho. É uma tradição com tantos anos como os anos do 107 e já faz parte da nossa essência. Este ano não foi diferente!

O Raide começou, para as Tribos e para o Clã, na sexta-feira, dia 13, à noite. A Atrozela foi o local de partida para as equipas que foram formadas com o objectivo de realizarem um raide nocturno com passagem em vários pontos da serra.

No sábado, dia 14, a Alcateia juntou-se ao resto do Grupo logo pela manhãzinha para se fazer a tão esperada caminhada até ao local de acampamento de sempre, a Adraga! Por volta das 14h chegámos a campo, almoçámos, montámos campo e preparámos o espaço para a noite de Grupo.

Depois de a fogueira nos começar a aquecer, foi altura de comer o caldo-verde quentinho, as castanhas assadas, o chouriço assado e o delicioso bolo do caco com manteiga de alho! A noite terminou com o Fogo de Conselho.

Na manhã de domingo, dia 15, desmontámos campo e seguimos depois para a praia da Adraga para realizarmos as cerimónias de Grupo. A Camaleão recebeu a especialidade de Artes Plásticas e, da Tribo de Exploradores, o Tomás fez o seu Compromisso de Honra e recebeu o lenço do 107 bem como a Laura, a Leonor e a Catarina renovaram o seu Compromisso de Honra e receberam a sua 1ª etapa. Parabéns a todos!

O Raide terminou com a habitual caminhada até ao Cabo da Roca pela Praia da Ursa. Como costumamos dizer: para o ano há mais!

(o álbum de fotografias da actividade pode ser visto no facebook do Grupo)

Campanha de Recolha de Resíduos Electrónicos – 2 Toneladas e muitos Kilos !

2 Toneladas e 233 Kg foi o total conseguido na campanha de recolha de equipamentos, que decorreu no passado Sábado!!

Temos a agradecer a todos os escoteiros do Grupo que participaram e ajudaram; aos encarregados de educação; a todos os que contribuíram com equipamentos (frigoríficos, pilhas, monitores, etc); e, por fim, às duas entidades que estiveram connosco na campanha: a ERP Portugal e a Worten.

A todos nós um B-R-A-V-O!!

Na página de facebook: https://www.facebook.com/escoteirosdecascais/?ref=aymt_homepage_panel

12065879_10153704764879594_8699061713557586861_n

Greenfest 2015

No passado dia 11 de Outubro, o Grupo 107 Cascais marcou presença na última edição do Greenfest, o maior evento de sustentabilidade do país.

O evento decorreu no Centro de Congressos do Estoril e contou com diversos workshops, animações e exposições.

O 107 deu a conhecer à comunidade algumas formas sustentáveis que utiliza em campo.

Ficam aqui algumas fotografias:

GreenFest 2015

No próximo domingo dia 11 de Outubro, o Grupo irá marcar a sua presença no GreenFest!

O Ponto de encontro será às 13h30 em frente à entrada do centro de congressos do Estoril  (localização AQUI).

Termina às 15h20 no mesmo local.

Todas as divisões devem ir e não esquecer de levar a farda!

Informamos que os nossos escoteiros tem entrada grátis, para além disso estamos a dar um bilhete extra por escoteiro, devem fazer o pedido junto dos chefes de divisão.

Boa Caça!

Anual de Grupo 2015 – À Conquista de Alvigral

Para terminar o ano escotista 2014-2015 em grande, o 107 juntou-se para mais um Anual de Grupo! Alvito (Alentejo) foi o local escolhido para dar lugar à mística “À Conquista de Alvigral”, que se estendeu entre os dias 25 e 31 de Julho.

O Grupo separou-se em duas grandes famílias – Mediris e Borguera – que aglomeraram lobitos, escoteiros, exploradores e caminheiros. Durante sete dias, as famílias competiram entre si para alcançar o objectivo principal desta mística, que era apurar a família herdeira ao trono do Rei Jerónimo, o antigo soberano de Alvigral.

A semana foi recheada de missões, actividades, duelos e muitos banhos na barragem. As missões (diurnas e nocturnas) consistiram em colectar o máximo de artefactos possível; as actividades incluíram os mercados de compras/vendas/trocas de objectos da mística; os duelos eram um verdadeiro momento de diversão, onde os elementos se desafiavam para diversas provas; e por fim os banhos ao final do dia refrescavam-nos do calor intenso que se fez sentir no Alentejo!

Na última noite aconteceu o grande banquete entre as famílias e os Alvithions (a ordem composta pela chefia de Grupo), onde usufruímos de um grande jantar, nos rimos das animações criadas pelas famílias e, no final, ficámos a conhecer a família herdeira ao trono – os Mediris!

Com muita diversão à mistura, assim terminou mais um ano escotista! Foi um ano em que aprofundámos os laços entre os elementos e as divisões, foi um ano de muitas aprendizagens e onde o verdadeiro espírito à 107 esteve sempre presente.

O álbum de fotografias completo da actividade pode ser visto no facebook “Escoteiros de Cascais”.

« Older Entries